![](https://static.wixstatic.com/media/3ce337_1d6b7a8fcc4f42509933088f3813a0cf~mv2.png/v1/fill/w_585,h_1024,al_c,q_90,enc_auto/3ce337_1d6b7a8fcc4f42509933088f3813a0cf~mv2.png)
SUPERAR OS SEUS PRÓPRIOS DESAFIOS NÃO É O BASTANTE, NA BRAVUS RACE *ELITE* O OBJETIVO É SUPERAR TODOS OS ADVERSÁRIOS.
Tive a oportunidade de participar pela segunda vez da BRAVUS RACE na categoria ELITE, onde alcancei a 2ª COLOCAÇÃO da minha categoria e a 6ª POSIÇÃO no geral, terminando a prova em 50 minutos e 46 segundos.
A Bravus Race é a maior corrida de obstáculos do Brasil cujo objetivo é a superação do maior número de obstáculos, testando os limites físicos e psicológicos dos competidores.
A categoria *ELITE* é destinada a atletas que querem testar sua performance e condicionamento físico contra os melhores competidores do Brasil. As primeiras baterias são destinadas somente a esses atletas, com o intuito de deixar os obstáculos e o percurso livres. Ao contrário das outras categorias, no Bravus ELITE não é permitido ajuda no transpasso dos obstáculos.
A superação de limites em corridas de obstáculos é um desafio motivacional para muitos atletas. A superação de limites envolve encontrar a força interior para superar desafios físicos e mentais, como a superação de dificuldades.
Para superar limites em corridas de obstáculos, os participantes devem trabalhar duro para desenvolver força e resistência, bem como habilidades de desempenho como a execução de movimentos específicos, a execução de movimentos fortes e a execução de movimentos rápidos e precisos. Além disso, os atletas devem desenvolver habilidades psicológicas como o autocontrole e a capacidade de se concentrar e aproveitar o desafio. Os participantes também devem aprender a lidar com a dor e o cansaço, bem como o medo e a ansiedade, que podem surgir durante a corrida.
Os OBSTÁCULOS são colocados em uma ordem desafiadora para permitir que os possam
REDEFINIR SEUS LIMITES.
Obstaculos como o ROLO COMPRESSOR, SIBÉRIA, TREINAMENTO NINJA, HÉRCULES, VERTIGEM, CRAZY MONKEY, MONTE BRAVUS, 1000 VOLTS e ROTA DO INFERNO são bastante desafiadores e requerem níveis diferentes de TÉCNICA, FORÇA, VELOCIDADE e RESISTENCIA.
Nestes obstáculos você tem que rastejar por 12 metros na lama e embaixo de arame farpado; andar por 300 metros com um saco de cimento nas costas; escalar quatro metros de rampa, utilizando a impulsão de suas pernas e força nos braços; subir um muro de cinco metros com o auxílio de uma corda; mergulhar em uma piscina com gelo; pular labaredas de fogo; atravessar um corredor de 12 metros de comprimento lotado de fios desencapados, seu corpo será condutor de energia elétrica, onde terá que fazer de tudo para resistir aos choques para não cair e se machucar.
É preciso ter foco e coragem para alcançar o objetivo final. Não se deve desanimar e é importante sempre lembrar que é possível superar os limites impostos. Ataque de claustrofobia e hidrofobia não são permitidos nesta prova. Muito menos medo de altura.
Se o frio é psicológico, então é recomendado que esteja com o seu psicológico MUITO preparado. Não pense duas vezes quando estiver mergulhando em uma piscina repleta de gelo: entre e saia rápido. Quanto mais tempo você ficar dentro dela, mais frio vai sentir.
Conhece aquele velho ditado: “não é força. É jeito”? Alguns destes obstáculos se tentar ultrapassá-los pela força não terá sucesso, porém qualquer deslize pode se tornar um belo mergulho na piscina de lama, ou até mesmo uma queda ao chão. Falhando em transpassar o obstáculo será necessário pagar 30 BURPEE (Agachamento, flexão, pulo, tudo junto), que sugará suas forças e deixará o próximo obstáculo ainda mais desafiador.
No trajeto entre os obstáculos correr sem diminuir o ritmo é preciso, pois cada segundo vale ouro para uma boa colocação.
Se você pensa em TESTAR SEUS LIMITES participando de um desafio como a BRAVUS RACE na categoria ELITE, é recomendado um treinamento físico e psicológico bastante rígido. Para demais categorias, sendo individual ou em grupo, os desafios são menos intensos, mas também desafiadores.
Alguns dos obstáculos que mais me desafiam são:
MAD MONKEY
Você pode passar por cima como um macaco, ou terminar por baixo como um porco na lama. Muita agilidade e força serão necessários para superar este obstáculo. Cada macaco no seu galho, ou melhor, na sua roda.
BRAVUS HILL
Tem medo de altura? Então temos o obstáculo perfeito para você. Você precisa escalar quatro metros de rampa, utilizando a impulsão de suas pernas e força nos braços. Pensou que acabou? Você vai ter que subir mais dois metros e escorregar até cair na água com lama. Um obstáculo que pode te custar meses de terapia.
POR UM FIO
É isso: você terá que subir um muro de cinco metros com o auxílio de uma corda. Ao chegar lá em cima, veja quais obstáculos você já enfrentou e comece a rezar pelos que ainda estão por vir! Muito cuidado na descida e NÃO PULE lá de cima.
1000 VOLTS
Aqui o seu corpo será condutor de energia elétrica: você terá que atravessar um corredor de 12 metros de comprimento lotado de fios desencapados. Não pense que é só para te assustar: vai doer. E faça de tudo para não cair!
SIBÉRIA
Se o frio é psicológico, então recomendamos que esteja com o seu psicológico MUITO preparado. Não será nada fácil mergulhar em uma piscina lotada de gelo. Não pense duas vezes: entre e saia rápido. Quanto mais tempo você ficar dentro dela, mais frio vai sentir.
A FUGA
A experiência é assustadora. Ataques de claustrofobia e hidrofobia não são permitidos. Erga a cabeça, agarre nas grades, seja ágil e atravesse o percurso sem se afogar.
ROTA DO INFERNO
Está muito quente, mas você supera essa. Pule labaredas de fogo e complete o seu desafio Bravus!
VERTIGEM
Tem medo de altura? Melhor então assumir que é fraco e pagar alguns burppe. Para os que se dizem corajosos, a saída é só uma: escale, chegue ao topo e role até o outro lado. Dica Bravus: NUNCA olhe para baixo.
ROLO COMPRESSOR
Você deve mergulhar na piscina com gelo e passar por cima do rolo compressor. Achou que era só isso? Na parede com arame farpado você deve mergulhar para passar, ataque de claustrofobia e hidrofobia não serão desculpa.
VIETNÃ
Você terá que se rastejar por 12 metros na lama e embaixo de arame farpado. São apenas 0,50 centímetros entre o chão e o arame. Testará sua agilidade e flexibilidade. Prepare-se para comer lama, mas deixe um pouco para seus amigos.
SERRA PELADA
E qual é o Bravus que não quer lama no seu caminho? Nesse desafio, você encontrará montes de lama para serem escalados. Um obstáculo que é praticamente impossível superar sozinho.
MURO DAS LAMENTAÇÕES
Não adianta chorar. Nesse muro de 2,2 metros de altura não há corda nem escadinha. Você terá que escalar na força e na raça.
TREINAMENTO NINJA
Conhece aquele velho ditado: “não é força. É jeito”? Nesse caso, além da força, você vai precisar de um bom jeitinho para conseguir chegar ao topo da corda de 5 metros e tocar o sino. Qualquer deslize pode se tornar um belo mergulho na piscina de lama.
MEIA TONELADA
Andar por 300 metros com um saco de cimento nas costas farão cinco quilos lembrarem meia tonelada. Você vai sofrer.
Não pense que os nomes estes obstáculos são só para te assustar: VAI DOER! A dor e o cansaço são inevitáveis, mas devem ser superados.
E você? Topa este desafio?
Escrito por: Cesar Cotait Kara José - CEO América Latina na EXADEL
Kommentare