![](https://static.wixstatic.com/media/3ce337_1dec16d276874d018eb0c0cdf1445589~mv2.png/v1/fill/w_980,h_552,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/3ce337_1dec16d276874d018eb0c0cdf1445589~mv2.png)
O trabalho em equipe torna possível cumprir missões aparentemente impossíveis. Mas, para isso, a equipe tem que realmente agir como tal, em sintonia.
Esta sintonia é criada pelo líder que deve inspirar a sua equipe a buscar o melhor de cada um, sendo ele, o responsável por aumentar a autonomia e responsabilidade de seus liderados, incentivando-os a sempre a pensar por si mesmos e ter coragem de experimentar novas ideias.
O trabalho em equipe é uma força poderosa em qualquer situação. Ele permite que um grupo de pessoas se reúna e alcance algo que nenhuma pessoa poderia fazer sozinha. Ao trabalhar em conjunto, cada pessoa traz suas próprias habilidades e habilidades únicas para a mesa, permitindo que uma gama diversificada de soluções e ideias seja explorada. Ao reunir recursos e trabalhar em conjunto, as equipes podem enfrentar tarefas complexas, atingir metas ambiciosas e alcançar patamares que de outra forma seriam impossíveis. O trabalho em equipe dá às pessoas a oportunidade de enfrentar desafios com os quais nunca pensaram que poderiam lidar e aprender uns com os outros no processo.
O trabalho em equipe é baseado na confiança, respeito mútuo e colaboração. Quando todos os membros da equipe contribuem com seus conhecimentos, ideias e recursos, a equipe é capaz de realizar as tarefas com eficiência e eficácia. É importante que a equipe tenha metas e objetivos claros e que as funções e responsabilidades de cada membro da equipe sejam claramente definidas. A comunicação é a chave para o sucesso do trabalho em equipe, e os membros da equipe devem ser encorajados a fazer perguntas, compartilhar ideias e fornecer feedback.
O líder precisa treinar seu pessoal, fazê-los sentir que têm um propósito e motivá-los a trabalhar em conjunto em busca de um objetivo bem definido, com um plano de execução sólido. Cada um da equipe precisa ter uma visão clara de como atingir o objetivo e quais as etapas que devem ser cumpridas para chegar ao resultado esperado.
Se um plano for definido pelo líder, ou pelo grupo, cada membro terá que se preparar para executar a sua parte da melhor forma possível, independentemente se sua opinião for a favor ou contra. Se uma das “peças” da equipe não cumprir o seu papel, ou não performar de maneira esperada, o resultado de todos será afetado.
O livro “The Last Link”, do especialista em negócios Gregg Crawford, expõe como estratégias bem montadas pelos executivos podem ter seus resultados comprometidos, levando a grandes perdas de investimentos corporativos, se não houver o entendimento e compromisso de todos os envolvidos.
No mundo corporativo atual, onde prevalece tamanha competitividade, a pressão por resultados está cada vez mais presente. Nesse ambiente os líderes tendem a se concentrar demais no controle e nos objetivos finais e não o suficiente em seu pessoal, tornando assim mais difícil alcançar seus próprios resultados desejados.
A responsabilidade é necessária para garantir que os marcos sejam alcançados e que todos os membros estejam participando. Responsabilizar os membros aumenta o comprometimento e a chance de sucesso
Um líder eficiente tem controle de sua equipe e sabe aproveitar as qualidades de cada um, assim como neutralizar as ineficiências dentro do conjunto. Manter o foco nas pessoas e não nos resultados permite que o trabalho em equipe transforme o improvável em realidade.
Por fim, é importante reconhecer e celebrar os sucessos da equipe, o que pode ajudar a motivar e energizar a equipe e aumentar o moral.
Escrito por Cesar Cotait Kara José
CEO América Latina na EXADEL
Comments